quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Discurso do Papa Francisco aos jovens argentinos na JMJ RIO 2013

Na quinta-feira; 25 de julho de 2013,  a Catedral  Metropolitana do Rio de Janeiro ficou pequena para acolher os jovens vindo da Argentina,   que desejavam encontra-se com o Papa Francisco,  seu conterrâneo e foi um dos discursos mais infamados na JMJ Rio 2013,   que temos a honra de compartilhar com todos na integra com certo atraso mas vale a pena ser lido. 
Daniel Nonato
Obrigado! Obrigado pela presença! Obrigado por terem vindo! Obrigado àqueles que estão cá dentro! E muito obrigado àqueles que ficaram lá fora, aos trinta mil – dizem-me – que estão lá fora. Lhes saúdo daqui. Estão à chuva… Obrigado pelo gesto de virem ter comigo, obrigado por terem vindo à Jornada da Juventude. Eu tinha sugerido ao Doutor Gasbarri – que é a pessoa que gere, que organiza a viagem – que encontrasse um lugarzinho para um encontro com vocês e, em metade de um dia, arranjou tudo. Quero agradecer publicamente ao Doutor Gasbarri também por isso que ele conseguiu fazer hoje.

Desejo dizer-lhes qual é a consequência que eu espero da Jornada da Juventude: espero que façam barulho. Aqui farão barulho, sem dúvida. Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente.

Mas eu quero que se façam ouvir também nas Dioceses, quero que saiam as ruas, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos.

As paróquias, as escolas, as instituições são feitas para sair; se não o fizerem, tornam-se uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG. Que me perdoem os Bispos e os sacerdotes, se alguns depois lhes criarem confusão. Mas este é o meu conselho. Obrigado pelo que vocês puderem fazer.
Olhem! Eu penso que, neste momento, a civilização mundial ultrapassou os limites, ultrapassou os limites porque criou um tal culto do deus dinheiro, que estamos na presença de uma filosofia e uma prática de exclusão dos dois pólos da vida que constituem as promessas dos povos. A exclusão dos idosos, obviamente: alguém poderia ser levado a pensar que nisso exista, oculta, uma espécie de eutanásia, isto é, não se cuida dos idosos; mas há também uma eutanásia cultural, porque não se lhes deixa falar, não se lhes deixa agir. E a exclusão dos jovens: a percentagem que temos de jovens sem trabalho, sem emprego, é muito alta e temos uma geração que não tem experiência da dignidade ganha com o trabalho. Assim, esta civilização nos levou a excluir os dois vértices que são o nosso futuro. Por isso os jovens devem irromper, devem fazer-se valer; os jovens devem sair para lutar pelos valores, lutar por estes valores; e os idosos devem tomar a palavra, os idosos devem tomar a palavra e ensinar-nos! Que eles nos transmitam a sabedoria dos povos!
Pensando ao povo argentino, de coração sincero peço aos idosos: não esmoreçam na missão de ser a reserva cultura do nosso povo; reserva que transmite a justiça, que transmite a história, que transmite os valores, que transmite a memória do povo. E vocês, por favor, não se ponham contra os idosos: deixem-nos falar, ouçam-nos e sigam em frente. Mas saibam, saibam que neste momento vocês, jovens, e os idosos estão condenados ao mesmo destino: a exclusão. Não se deixem descartar. Claro, para isso acho que vocês devem trabalhar. A fé em Jesus Cristo não é uma brincadeira; é uma coisa muito séria. É um escândalo que Deus tenha vindo fazer-se um de nós. É um escândalo que Ele tenha morrido numa cruz. É um escândalo: o escândalo da Cruz. A Cruz continua a escandalizar; mas é o único caminho seguro: o da Cruz, o de Jesus, o da Encarnação de Jesus. Por favor, não “espremam” a fé em Jesus Cristo. Há a espremedura de laranja, há a espremedura de maçã, há a espremedura de banana, mas, por favor, não bebam “espremedura” de fé. A fé é integral, não se espreme. É a fé em Jesus. É a fé no Filho de Deus feito homem, que me amou e morreu por mim. Resumindo: primeiro, façam-se ouvir, cuidem dos extremos da população que são os idosos e os jovens. Não se deixem excluir e não deixem que se excluam os idosos. Segundo, não “espremam” a fé em Jesus Cristo. Com as Bem-aventuranças… que devemos fazer, Padre? Olhe! Você leia as Bem-aventuranças, que lhe farão bem. 

Se, depois, você quer saber concretamente o que deve fazer, leia o capítulo 25 de Mateus, que é o regulamento segundo o qual vamos ser julgados. Com essas duas coisas, vocês têm o Plano de Ação: as Bem-aventuranças e Mateus 25. Você não precisam ler mais. Isso lhes peço de todo o coração. Está bem? 

Obrigado por essa unidade. Tenho pena que vocês estejam aí enjaulados; eu lhes digo uma coisa: às vezes também eu sinto isso; e não é uma boa coisa estar enjaulado. Isso lhes confesso de coração, mas paciência! Eu entendo vocês. Também eu gostaria de estar mais perto de vocês, mas entendo que, por razões de segurança, não se pode. Obrigado por terem vindo! Obrigado por rezarem por mim! Isto lhes peço de coração. Preciso. Eu preciso de suas orações, tenho tanta necessidade. Obrigado por isso! Bem! Eu quero lhes dar a Bênção e, depois, benzeremos a imagem da Virgem que vai percorrer toda a República… e a cruz de São Francisco; viajarão em missão. Mas não esqueçam! Façam-se ouvir; cuidem dos dois extremos da vida: os dois extremos da história dos povos que são os idosos e os jovens; e não “espremam” a fé. E agora façamos uma oração para benzer a imagem da Virgem e, em seguida, dar-lhes a Bênção.
Pomo-nos de pé para a Bênção, mas antes quero agradecer as palavras que disse-me Dom Arancedo, porque, como verdadeiro mal-educado, não lhe agradeci. Portanto, obrigado pelas suas palavras!
ORAÇÃO
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ave Maria…
Senhor, Tu deixaste no meio de nós tua Mãe para que nos acompanhasse.
Que Ela cuide de nós e nos proteja o nosso caminho, o nosso coração, a nossa fé.
Que nos faça discípulos como Ela o foi, e missionários como Ela o foi também.
Que nos ensine a sair pelas estradas.
Que nos ensine a sair de nós mesmos.
Benzemos esta imagem, Senhor, que vai percorrer o país.
Que Ela, com a sua mansidão, a sua paz, nos indique o caminho.
Senhor, Tu és um escândalo! Tu és um escândalo: o escândalo da Cruz. Uma Cruz que é humildade, mansidão; uma Cruz que nos fala da proximidade de Deus. Benzemos também esta imagem da Cruz que percorrerá o país.


Muito obrigado! Vemo-nos nestes dias. Que Deus lhes abençoe. Rezem por mim. Não se esqueçam!

São Maximiliano Maria Kolbe, Mártire da II Guerra Mundial.


Quando iniciei a minha caminhada  uma história me foi contada e  fiquei conhecendo um pouco da vida deste Santo que celebramos hoje, aqui deixo o relato deste homem que teve coragem, teve fé por isso merece o titulo dado pela Igreja.  
 Raymond Kolbe,filho de Júlio Kolbe e Maria Dabrowska, nasceu aos 8 de janeiro de 1894, em Zdunska Wola, perto de Lódz, na Polônia. Por volta dos nove anos, ajoelhado diante do oratório, apareceu-lhe a Virgem Maria, segurando uma flor branca – representando a virgindade – e uma vermelha – simbolizando o martírio – e perguntou-lhe qual preferia; ele, angustiado pela difícil escolha, respondeu: “As duas”. 
Aos 13 anos, entrou no seminário dos Frades Menores Conventuais, onde recebeu o nome de Maximiliano Maria. Enviado a Roma para obter doutorado em filosofia e teologia, em 1917, movido por um incondicional amor a Maria, fundou o movimento de apostolado mariano “Milícia da Imaculada”. No ano seguinte, 1918, foi designado para lecionar no Seminário Franciscano, em Cracóvia.Mas o amor por Maria  e seu apostolado Mariano, começou a evangelizar através da imprensa escrita e através de rádio também. Em 1922, sem recursos financeiros, fundou uma revista mensal intitulada “Cavaleiro da Imaculada”, chegando a incrível marca de 1.000.000 de exemplares. Seguiu-se com outras publicações como revistas para crianças ou para os fieis latino-americanos. Verdadeiramente o carisma presente em São Maximiliano era o da imprensa.
Em 1931 aceitou a tarefa proposta pelo Santo Padre de ajudar na evangelização ao redor do mundo e foi para o Japão. Em Nagasaki fundou a revista “Cavaleiro da Imaculada” que se tornou famoso no meio católico. O sonho de São Maximiliano era de espalhar pelo mundo  a devoção a Imaculada. No entanto teve de retornar  a Polônia no inicio da Segunda Guerra Mundial.
Em setembro de 1939, Frei Maximiliano e cerca de 40 outros frades foram levados para os campos de concentração. Na celebração da Imaculada Conceição do mesmo ano foram libertos. Mas os nazistas tinham uma preferência maior por judeus e padres.
A Gestapo permitiu uma impressão final do “Cavaleiro da Imaculada”, em dezembro de 1940, para poder incrimina-lo. Em Maio de 1941, foi levado ao campo de extermínio de Auschwitz. Nestes campos, milhares de pessoas foram exterminados.
Quando o chefe militar viu Frei Maximiliano vestido de hábito religioso, ficou furioso. Agarrou o crucifixo do frade e, puxando-o, gritou: “E tu acreditas nisso?” “Creio, sim!” Uma tremenda bofetada seguiu a resposta de Frei Kolbe. Três vezes repetiu-se a pergunta. Três vezes Maximiliano confessou sua fé. Três vezes levou bofetada.Frei Maximiliano demonstrava profunda devoção a Imaculada e em contra ponto aos horrores dos nazistas ele perdoava e aconselhava os prisioneiros e confiar em Maria Santíssima e orar pelos assassinos. Os judeus tinham o direito de viver duas semanas e os padres um mês. Frei Maximiliano era conhecido pela caridade mesmo nos momentos mais difíceis. Dava seu alimento a quem precisa e era o último a ser atendido pela enfermaria, mesmo tendo tuberculose. Dizia : “O ódio não é a força criativa; a força criativa é o amor”.
Um prisioneiro escapou com sucesso da mesma seção onde Frei Maximiliano estava detido. Em represália, o comandante ordenou a morte por inanição de 10 prisioneiros, escolhidos aleatoriamente. O sargento Franciszek Gajowniczek, que fora escolhido para morrer, gritou lamentando que nunca mais veria a esposa e os filhos. Então, saiu da fila o prisioneiro nº 16670, pedindo ao comandante o favor de poder substituir aquele pai de família. O comandante perguntou, aos berros, quem era aquele “louco”, e, ao ouvir ser um padre católico, aceitou o pedido.
Os 10 prisioneiros, despidos, foram empurrados numa pequena, úmida e totalmente escura cela dos subterrâneos, para morrer de fome. Durante 10 dias Frei Maximiliano conduziu os outros prisioneiros com cânticos e orações, e os consolou um a um na hora da morte. Após esses dias, como ainda estava vivo, recebeu uma injeção letal. Era o dia 14 de agosto de 1941.
O corpo de Maximiliano Kolbe foi cremado e suas cinzas atiradas ao vento. Numa carta, quase prevendo seu fim, escrevera: “Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo”.
Ao final da Guerra, começou um movimento pela beatificação do Frei Maximiliano Maria Kolbe, que ocorreu em 17 de outubro de 1971, pelo Papa Paulo VI. Em 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, que sobreviveu aos horrores do campo de concentração, São Maximiliano foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como mártir da caridade. Por seu intenso apostolado, é considerado o patrono da imprensa.

“Toda a vida de Maximiliano está marcada pelo encanto de duas coroas: a coroa branca da inocência e a coroa vermelha do martírio. O branco e o vermelho, cores da bandeira polonesa, símbolos da Imaculada e do Espírito Santo, da pureza e do amor, são as cores desta vida exemplar, a bandeira de uma humanidade mais autêntica e mais fraterna”, assim comenta Luciano Marini no “L’Osservatore Romano”, no dia 10 de outubro de 1982.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Historia da Comunicação III Conclusão

 A palavra de Deus sempre nos revela o desejo de Deus de se comunicar conosco,  através de sinais, de pessoas e de toda  natureza revela o Deus que ama. Pois, quem ama comunica.  Contudo, na Biblia sagrada na tradução de  língua  portuguesa a Palavra Comunicação[1] aparece 3 vezes e 10 vezes a palavra Comunicar[2]
·                COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO SÃO:
EMISSOR – MENSAGEM (canal de propagação, ambiente)- RECEPTOR- resposta (FEDBACK).

Temos várias formas de comunicação: Corporal, oral, escrita, eletrônica (Radio ou TV) e atualmente a Digital
A arte de comunicar é algo que desde o principio a humanidade tenta controlar como por exemplo na Grécia havia uma formação  em Retórica (Arte de discursar e persuadir) era matéria obrigatório nas escolas Gregas e até mesmo  em Israel as escolas das Sinagogas também ensinavam os candidatos a rabino a  comunicar-se  e defender suas  tradições
Desde inicio a comunicação acontece em três Escalas:
a.    Comunicação entre sujeitos (família, trabalho etc.)
b.    Comunicação em pequena escala (Comunidade, Paróquia, Diocese)
c.     Comunicação larga escala ( de massa)
A comunicação pode ser:
1.    A manifestação ou a materialização do nosso desejo, pensamentos e sinais conhecidos pela sociedade que a integra. Nunca se deve reduzir o mundo a uma consciência humana comum. O processo de comunicação ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os 5 sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto e pode ser:
A -  VERBAL : Comunicação através da fala. Para aqueles que tem alguma dificuldade (TIMIDEZ, GAGUEIRA OU OUTRAS VARIAÇÕES DE DIFICULDADES),  é   a  melhor  forma de comunicação usada por  quase todos os seres humanos.
B -  NÃO VERBAL:   É a combinação de símbolos e imagens, sendo uma das mais comum desde  da antiguidade
– LINGUAGEM
CORPORAL:  Danças, gestos  foi a primeira forma de comunicação usada pela humanidade e com surgimento da palavra falada ela ficou em segundo plano. Ela ainda hoje é algo  visto em nossa sociedade  seja nas girias,  nas orações e cerimônias militares. A linguagem corporal exige um equilíbrio psicológico e muitas vezes o uso da linguagem verbal.
– COMUNICAÇÃO MEDIADA:    O uso de  algum aparato técnico para  para intermediar a comunicação que pode ser digital, eletrônico, escrita etc.
2.    A comunicação também pode ser  um objeto, pessoa que funciona como uma ligação entre pessoas, grupos,  cidades, bairros, continente  como por exemplo a ponte que liga  o continente asiático e o europeu na Turquia ou uma linha de ônibus, trem, embarcação  etc
Os animais (que também se comunicam conosco entre si com uma linguagem única) contudo,  o ser humano se   comunica de varias formas (escritas, imagens ou sons) e até mesmo com  idiomas, dialetos ou linguagens  diferentes,como uma criança que com seu choro  comunica seu  incomodo com algo ou  com seu sorriso  comunica sua alegria, O sentido da comunicação esta  desde o principio no sentido amplo da sociedade
A comunicação exige de cada um a sua especialização, e na Igreja temos várias congregações que se dedicam a comunicação e aqui no Brasil destacamos os Padres e Irmãs da Congregação de São Paulo fundada pelo Beato Padre Tiago Alberione[3]  abrindo o nosso olhar para o campo da comunicação. Com certo atraso de quase 400 anos.
O mandado de Jesus que devíamos anunciar o Evangelho de cima dos telhados nos manda para as torres de radio-TV e até os Satélites  da nossa aldeia global.

A comunicação  acontece em todos os sentidos, em todos os ambientes contudo em nossas comunidades devemos nos atentar para o excesso de ruídos na comunicação. E sabemos que o evento para ter sua importância reconhecida precisa atrair a grande mídia e  esta nela por pelo menos  de 1 á 3 minutos na sua programação diária[4]
Sabemos que nossa Sociedade vive a pratica do consumismo e da busca  do abstrato (sentimentos, emoções ou  sensações) e quem comunica-se bem consegue  convencer e  o sucesso no produto oferecido.
 Pra isso é necessário a especialização e o investimento real neste processo em todos os níveis da Pastoral. A formação especifica se faz necessária e aqui no Brasil ela tem as seguintes divisões nos principais  curso que é: técnico graduação   e pós-graduação:
a.    Técnico: ensinam-se técnicas operacionais para execução de produtos de comunicação e o uso de equipamentos necessários à produção destes
b.    Graduação :  formam-se profissionais habilitados ao exercício de profissões de Comunicação, tanto com treinamento prático quanto com embasamento teórico
c.     Pós-graduação: em latu ou strictu senso, elaboram-se teses analíticas ou teóricas sobre a prática da Comunicação, temas correlatos ao campo e as relações comunicacionais no mundo.
No Brasil a formação em comunicação e feita em faculdades e universidades com o nome de Comunicação Social e dividido em seguintes  habilitações:
·            Jornalismo
·            Relações Públicas
·            Radialismo ou Rádio & TV ou ainda Audiovisual
·            Produção Editorial
·            Publicidade e Propaganda
·            Cinema & Vídeo
·            Produção cultural.
·            Campo Digital
Ainda temos cursos livres que atendem a um seguimento da sociedade e auxiliam e formam para comunicação  para um público especifico. Temos que nos atentar para o produto que é anunciado em nossas Comunidades e paróquias. Um microfone alto de mais, pode ser  pior que quando no volume mínimo. Temos olhar para esse mundo das mídias de forma ampla e mínima.
·        Dicas para uma boa Comunicação
1.     Fale com o público e não para o público, envolva a platéia;
2.     Descomplique, fale de forma simples e direta;
3.     Prepare-se. Qual assunto será abordado na sua comunicação?
4.     Conheça seu público: Características, tamanho, sujeitos, etc.;
5.     Procure elaborar textos curtos, de leitura rápida.
6.     Se possível, coloque imagens relacionadas ao assunto, para chamar a atenção;
7.     Releia seu comunicado para ver se está claro.

Leia também:
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO I
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO II CRONOLOGIA 

[1]  - II reis 19,1; Sabedoria 8,18 e Corintios 5,11  na tradução Ave Maria e CNBB
[2]  - Juizes 3,19-20; Samuel 18,21;  II Macabeus 1,18;  Jeremias 43,1; Atos 23, 17.19; Romanos 1, 11; II Timoteo 3, 15  na tradução CNBB
[3]  - Fundou a congregação em 20/08/1914
[4]  Dom Paulo Cezar Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro quando iniciou o trabalho da JMJ.


História da Comunicação II Cronologia


Data
Fato
8.000 a.C
á
4000 a.C
Desenhos e escritas nas cavernas sendo o primeiro sinal da Comunicação escrita e   se fala de um serviço  de correio entre chineses. Não podemos confirma
Por volta de 3000 a.C  á  3300 a.C
Surge a escrita coniformes pelos povos  mesopotâmicos.  Nesse sistema, observamos a impressão dos caracteres sobre uma base de argila que era exposta ao sol e, logo depois, endurecida com sua exposição ao fogo. De fato, essa civilização mesopotâmica produziu uma extensa atividade literária que contou com a criação de poemas, códigos de leis, fábulas, mitos e outras narrativas. É a língua escrita mais antiga das que se têm testemunhos gráficos. As primeiras inscrições procedem
Por  volta de  3300 a.C
Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princípio depois adotado nos telégrafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.
2900 a.C.
Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombo-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II, mas até 2002 as aves eram usadas ainda pela polícia indiana.
1445 a.C
Começa-se a escrever a bíblia cristã
550 a.C
O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo. Com direito de salvo conduto em caso  de guerra
450 a.C
É escrito o último  livro do  primeiro testamento da Bíblia Cristã
59 a.C
Surge o  jornal que data o seu primeiro exemplar de 59 A.C., em Roma, por Júlio César, com o intuito desejado de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos e que, até hoje, tem, praticamente, a mesma função.
50/60
Começa a se escrever o 2º testamento da Bíblia Cristã
90
Se escreve o último livro do 2º testamento da Bíblia Cristã
305.
Primeiras prensas de madeira inventadas na China
1455
Johannes Gutenberg aprimora a impressão, (que já era feita de forma rudimentar á 14 séculos na China) iniciando a criação da  comunicação de massa e sendo o ponta pé inicial que mais tarde  vai causar a  revolução industrial.
1650
Primeiro jornal diário aparece na Alemanha
1663
Cria-se o serviço de correios no Brasil
1808
Temos a publicação do primeiro jornal  impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808
1827
Joseph Nicéphore Niépce faz a primeira fotografia de que se tem notícia
1837
O americano Samuel Morse (1791-1872) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse.
1840
Começa-se o uso da  celulose na Alemanha
1876
Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico
1887
Emile Berliner inventa o gramofone
1888
Aparece a câmera fotográfica de filme de rolo
1888
Heinrich Hertz,foi pioneiro na transmissão de códigos pelo ar inicia projeto do radio transmissor que vai originar o celular.
1893
Aparecia o rádio, atribuído ao italiano Guglielmo Marconi (1874-1937).
1895
Os irmãos Lumière inventam o cinema na França
1899
Primeira gravação magnética, ponto de partida de fitas cassete
1910
Thomas Edison faz a demonstração do primeiro filme sonoro
1912
Padre Tiago a revista Vita Pastorale (Vida Pastoral), destinada aos sacerdotes.
1914
Fundação da Pia Sociedade São Paulo com  missão de evangelizar através dos Meios de Comunicação
1921
O surgimento do Jornal  “O domingo”
1923
O cientista russo Vladimir Zworykin (1889-1982) apresentava o kinoscópio; o avô da televisão.
1927
Primeira transmissão de televisão na Inglaterra
1934
Inventado o videotape
1943
Começa o projeto do computador que era apenas uma máquina de calculo usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito
1948
Inventado o LP de vinil de 33 rotações
1956
O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) , pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros.
1960
Lançado pelos EUA, o primeiro satélite refletia sinais enviados a partir da terra
1963
Dentro do Vaticano II a Igreja lança o decreto conciliar Inter mirifica sobre os meios de comunicação social como instrumentos de evangelização, o Padre Alberione comentou com alegria: ”Agora já não podeis duvidar”. A Igreja falou.
1969
Surge a intranet no USA ou a Internet para uso militares. No período da Guerra fria e inicia a segunda geração dos computadores que  substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos  essa é segunda Geração de Computadores.
1970
Terceira Geração de computadores foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
1971
Surge o primeiro disquete de computador
1973
A empresa Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X. Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola. O aparelho, muito prosaico, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo.
1976
Inventado o computador pessoal Apple I
1981
Vendido o primeiro PC da IBM sendo a quarta Geração,  é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nano segundos (bilionésima parte do segundo).
1990
 No Rio de Janeiro foi lançado o primeiro celular  no Brasil
1994
O governo americano liberava a circulação da World Wide Web. Uma forma civil de troca de informações entre as redes de computadores militares. Pronto, estamos quase todos online.
Leia Também: