quinta-feira, 8 de agosto de 2013

História da Comunicação I

 
Último dia 06 de agosto iniciou o curso de comunicação Pastoral na Diocese de Nova Iguaçu, o primeiro encontro contou com um estudo sobre a História da Comunicação, que vamos dividir em três Partes para facilitar a publicação e não cansar os leitores. No fim da Publicação teremos um link para a postagem seguinte  obrigado pela visita e boa leitura.
Daniel Nonato.

Não podemos afirma que as datas em questão são exatas, são  apenas   algumas referências  para nos localizarmos no contexto histórico. E pra melhor compreendermos a dividimos em:  Pré História e  História.

v   Pré-história: é toda forma de civilização anterior à invenção da escrita, e ela data de aproximadamente 500.000 A.C., e podemos subdividi-la em:

v   Paleolítico e Mesolítico de 500.000 A.C. à 18.000A.C. Foi quando o homem começa a dominar a natureza, fabricar utensílios, usar trajes para se proteger do frio, usar o fogo e, dentre outras coisas, desenvolver a linguagem para se comunicar. Nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se.

v  Neolítico de 18.000 A.C à 5.000 A.C. O homem passou a viver em grupos maiores, as habitações passaram de cavernas à casas construídas por ele próprio, os trajes eram feitos por tear, e a comunicação passou a ser expressa através da técnica de gravar  o cotidiano em ossos, pedras e madeiras, assim como apareceu a modelagem em argila.

v  Idade dos metais de 5.000 A.C à 4.000 A.C. É assim denominada  porque o homem começou a utilizar cobre, ferro e bronze no seu dia a dia; as civilizações viram centros urbanos e o homem descobre a importância de se desenvolver perto de rios. Os seus meios de locomoção também se desenvolvem, porém o meio de comunicação continua o mesmo
No fim das idades dos metais temos o  surgimento da escrita  que marca o início da história, a invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível à um número cada vez mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade.

Leia também
 História da Comunicação II Cronologia.
 História da Comunicação III Conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.