segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Hino da CF 2013 - Fraternidade e Juventude.



LETRA DO HINO
1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti, desde o materno seio,
Esta vontade de mudar o mundo inteiro.
Refrão: Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo!

Eu tenho fome de justiça e de amor,
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade,
Eis-me aqui... Envia-me Senhor! (x2)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados.
Refrão:  Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo...

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
Refrão:  Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo...
 
A Campanha da Fraternidade realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a quaresma direcionando a   reflexão  para um tema especifico desde de 1964  e  em  2013 iremos refletir sobre a juventude,   21 anos depois da primeira campanha dedicada aos Jovens. 
Com o Tema: Juventude e Fraternidade
Olhando para as Cartas de  São Paulo que nos orienta[1], convocando toda a Igreja  para vivenciar a Fé nesta realidade de trevas e Luz. Impulsionados pela nossa   consagração no Batismo devemos confrontar a mesma.   Devemos  participar dessa  missão sem medo de arriscar ,   modificando[2] as estruturas sociais deste mundo com uma ação concreta.


A Campanha da Fraternidade tem sua origem[3] modesta  com uma finalidade de angariar fundos,  hoje é uma campanha que tomou uma expressão nacional. Não será a primeira vez[4], e também acreditamos que não será a última trataremos do tema Juventude.  Neste sentido a Igreja reflete com a Juventude  e toda a sociedade,  neste ano consagrado a Fé em toda a Igreja e ano da Jornada Mundial da Juventude. Esperando  uma resposta da juventude, que possa ser  mais Igreja e defensora da vida em todas as realidades humanas. Essa é a proposta da CF 2013 que tem como lema. Eis-me aqui Envia-me[5]


Cartaz da CF 2013.

Juventude que nos levar a interrogação e se pergunta de onde veio,  que não deseja ser apenas número nas estatísticas de violência no Brasil. Que deseja ser na Igreja, no mundo protagonista da boa nova.  Parafraseando a uma canção da década de 80, "a gente não quer só comida" e temos que nos questionar  que tipo de juventude estamos sendo, essa é proposta desta campanha, que tipo de sociedade estamos construindo. 
Observamos uma juventude alienada, preocupada com mil coisas e fugindo para um mundo que não é real, seja através das drogas, das redes mundiais, farras  e até mesmo construindo uma espiritualidade alienante. Neste sentido se faz urgente a proposta de jovens evangelizando jovens.   




[1]  - I Coríntios: 5,10b.12-13  
[2]  - Romanos 12,2
[4]  -  Em 1992  a Campanha da  Fraternidade sobre a Juventude  com o Lema: Juventude caminho aberto
[5] - Isaias 6,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.