quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Evangelho Segundo Marcos o Evangelho para os Discípulos de Jesus

 ·            “  Coragem, levanta-te! Ele te chama!”1
Mês de setembro é   dedicado a bíblia 2  pela  Igreja do Brasil e este ano esta nos propondo uma reflexão sobre o evangelho Jesus  segundo  Marcos escrito por voltas dos anos 70,    supostamente na região da Síria  de acordo com alguns  teólogos,   sobe a orientação de São Pedro   e durante séculos se  acreditava que ele teria sido escrito posteriormente ao Evangelho de São Mateus.  Contudo,  hoje já  sabemos  que foi ao contrário e é um evangelho  que resume  as atividades do  Homem,  Jesus Nazaré de acordo com alguns  estudiosos .
Marcos ou João Marcos não fora apóstolo de Jesus, fora  um Jovem que acompanhara o Senhor em vários momentos  de acordo com o  próprio evangelho:
·         Um jovem o seguia coberto só de um lençol. Eles o pegaram, mas ele largou o lençol e fugiu nu.3
No novo testamento  existe três  jovens com o nome de Marcos.  Em     Atos dos  apóstolos   aparece  seis  vezes4 , três vezes em citações de São Paulo Apóstolos5 e por último,  uma  vez na carta de São Pedro onde este o chama de filho:
·             A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, meu filho.6

Ele é apontado como  um dos 72 discípulos de Jesus enviados em missão, também  teve grande importância para manter a memória do evangelho pois, se preocupou em escrever  os fatos da vida Jesus. O evangelho de Marcos,  é marcado pelo chamado ao discipulado7,  onde  a todo momento Jesus interroga ao seus seguidores, sobre a sua opção de segui-lo. 
No tempo de hoje  em que  temos  um cristianismo de verniz,  onde Jesus é apresentados de várias  formas  e em  diversos modos. O evangelho de Marcos nos questiona que tipo de Jesus queremos seguir.  O tema central do evangelho e compartilhado entre o seguimento e discipulado e  o messianismo de Jesus,  do qual o próprio pede silêncio sobre sua Real identidade messiânica aos endemoninhados8 que Ele cura, além de esconder sua mensagem com parábolas e até os discípulos tem certa dificuldade de entender o sentido da Missão de Jesus, discutiram    por duas vezes no evangelho  a  primazia no Reino dos céus9.    Jesus do evangelho de Marcos é O Cristo que não deseja o aplausos da multidão ou reconhecimento pelo  fato realizado mas prefere um discípulo que esta disposto a caminhar com ele nas dificuldade sem recompensas ou glória aparente.
·                   Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados.10

O Evangelho tem por finalidade ir  pouco a pouco revelando  um  Deus,  que percebe as dificuldade  do ser humano e tem o seu ápice,  no episódio do cego Bartimeu11 em Jericó, sendo o último milagre no evangelho de Marcos. Aqui,  pedimos uma parte para demostra que no evangelho segundo São João12 o último milagre é a ressurreição de Lázaro.  Depois Jesus entra em Jerusalém  lá ele é preso  e condenado  pelos crimes: de insinuar que destruiria o templo e a blasfêmia  que o reconstruiria em 3 dias13, as outras acusações foram somadas  a parti da fala de Jesus.
O evangelho de Marcos sempre aponta,  para aceitação do messianismo de  Jesus de Nazaré por parte dos romanos   no caso do centurião que faz sua profissão de Fé perante o corpo do crucificado.
·                   Quando o centurião, que estava em frente dele, viu que Jesus assim tinha expirado, disse: “Na verdade, este homem era Filho de Deus!14
E no fim do evangelho,    o envio dos discípulos é para o mundo com as seguintes observações:
·                     Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos, enquanto estavam comendo. Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.  Marcos: 16,14-16

 Que tenhamos em nós,  o desejo de caminhar como discípulos sem preocupação de estamos ou não nos primeiros lugares do reino é essa   a proposta do evangelho de Jesus segundo São Marcos.



[1] - Marcos 10,49
[3] - São Marcos 14,51-52
[4] - Atos dos Apóstolos 12,12. 25; 13,05. 13;  e 15, 37. 39
[5] - Colossenses 4,10; II Timóteo 4,11 e Filêmon 1,24
[6] - I São Pedro 5,13
[7] -  Marcos: 1,16-21
[8] - Marcos:  1,23-29
[9] - Marcos: 9, 33-37 e 10,35-41
[10] - Marcos 10,38-39.
[11] - Marcos; 10,46-52
[14] - Marcos 15,39

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os Jovens Querem Viver


Neste fim de semana foi realizada  a Missa de 7º dia pelos Jovens vitimados nas chacinas do final semana anterior,   onde  quatro jovens  foram assassinados dentro de casa no municipio de Japeri,  6  jovens que buscavam um momento de lazer,   um Cadete da PM/RJ, um Pastor evangélico e outro jovem  que testemunhara o assassinato do Pastor em um total de  nove vitimados de forma brutal por traficantes na região da Chatuba.
Neste momento,  de dor  a Diocese de Nova Iguaçu  realizou um ato de Fé e de protesto contra a impunidade,   com uma  caminhada e uma Missa   organizada pelo   Centro de Direitos Humanos Dom Adriano Hipólito,  com os   jovens da Pastoral da  Juventude  que estão  preparando a JMJ 2013 e  em comunhão com todas  as Pastorais da Diocese sobe a direção do Bispo Diocesano Dom Luciano Bergamin.  Contando com  adesão e a presença  de homens,  mulheres,  crianças,  jovens, idosos,   dos     familiares e  amigos  das vitimas de violência na Baixada Fluminense,  com   Jovens representantes da Arquidiocese do  Rio de Janeiro, das Diocese: de Volta Redonda, de Valença e  de Duque de Caxias,  das mães dos Anjos de Realengo[1].   Todos demostravam    com esse ato de Fé  o repúdio  a violência em nossa sociedade.  Sabemos que é preciso uma ação direta no meio do povo, com politicas públicas para a Juventude que envereda pelo o caminho da Morte  com as   drogas e o  desarmamento de toda sociedade algo necessário na construção de mundo melhor. 
Os jovens presentes  com suas camisas e   brandavam: “Chega de Exterminio de Jovens”, campanha  realizada pela Pastoral de Juventude do Brasil,    outro momento todo  os presentes pararam  em frente uma das escolas ondes os quatro dos seis  jovens estudavam fizeram uma prece e lembraram que a Educação de qualidade  retira os jovens do mundo violência. Temos que fazer tudo por uma educação de qualidade para os nossos Jovens pois;     "OS JOVENS QUEREM VIVER",  uma  outra frase que animava  e motivava cerca de cinco mil pessoas que iniciaram a caminhada com um momento de silêncio de joelho no asfalto quente na praça Canário do bairro de Olinda na cidade Nilópolis e dali foram rumo  ao bairro Cabral  onde moravam os Jovens vitimados pelo poder paralelo que gerar medo e provoca terror na Chatuba e outros bairros da Baixada Fluminese.
A caminhada e a Missa  foi  uma prece a Deus  e o  lamento  contra o sistema que mata ou exclui milhares de jovens de forma direta e indiretamente com politicas ineficientes para a Juventude.
 A Diocese Nova Iguaçu,   todos os amigos e familiares  dos vitimados tem uma prece  que não seja apenas mais um caso, em muitos que ocorrem na Baixada Fluminense e em nossa sociedade.
“CHEGA  DE MANCHAR O NOSSO CHÃO COM SANGUE DOS  NOSSOS FILHOS E IRMÃOS”
Lembramos a  todos que no dia  8 de outubro teremos a missa de um mês pelos irmãos na Paróquia São Sebatião de Olinda / Nilópolis e temos que nos fazer  presentes para que esse caso não seja esquecido como muitos outros[2]  e temos que nos fazer presentes  contamos  com toda imprensa lá.
Vejam o inicio da caminhada neste vídeo  e as fotos  desta caminhada.


[1] - seus filhos foram assassinatos dentro da escola  por um ex aluno 07/04/2011
[2] Chacina da Baixada  de 31/03/2005, Chacina de lote XV em 1986,  Chacina dos menores da candelária etc 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Debate sobre o aborto de fetos anencefálicos


Debate acontecido em 13 de setembro de 2012  no Ministério Público da cidade de Belford Roxo sobre o Aborto de Fetos Anencefálico na questão Moral e Legal no ponto de vista do direito com o Dr.   Osni dos Santos Feitosa vice presidente da OAB Seção Belford Roxo,  da sociologia com o Profº de Sociologia Cristiano Xavier da Costa da FABEL e da Religião Cristã com Padre Geraldo Magalhães da Paróquia N. Srª. da Conceição - Belford Roxo e de  Dom Luciano Bergamin Bispo Diocesano de Nova Iguaçu.
Foi promovido pela ESA (Escola Superior de Advogado / Sub-sede Belford Roxo) na gestão do Diretor Dr. Antonio do Santos Junior e teve como cerimonialista o Dr Fabio Telles da Silva
 Vejam os videos



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nota de repudio de Dom Luciano Bergamin em nome da Diocese de N. Iguaçu


Dom Luciano Bergamin em comunhão com seu conselho presbiteral  faz seu pesar sobre o assassinato dos  10 jovens (6 em Nilópolis e 4 em Japeri) no último fim de semana no território de sua Diocese, vitimas da violências dos grupos de traficantes e justiceiros que há muito atuam  na Baixada Fluminense e assino como parte deste Povo sofrido que reside em Japeri e convidamos a todos para esses dois eventos   que acontecerão  amanhã 14  de setembro de 2012 em repudio a violência.   
Em Nilópolis: CONCENTRAÇÃO ÀS 16HS NA IGREJA N. SRA. APARECIDA (perto da prefeitura)
  Em Japeri: Missa  de 7º dia às 20 horas na   Rua Braulir Dias Guimarães, 274, no bairro da Chacrinha presidida por Dom Luciano  Bergamin   Bispo Diocesano de Nova Iguaçu.


Dom Luciano
Repudiamos as  chacinas de Mesquita e Japeri e convidamos toda a sociedade à caminhada e celebração ecumênica pela paz e contra a violência.
  A Diocese de Nova Iguaçu (RJ) quer, por intermédio dessa carta, solidarizar-se com as famílias dos jovens assassinados nas duas chacinas ocorridas nos municípios de Mesquita e Japeri, nos dia 8 e 9 de setembro, e repudiar fortemente mais esses atentados contra a vida dos jovens da Baixada Fluminense.  As medidas que o Estado vem adotando para combater a violência têm sido insuficientes, pois a problemática extrapola a questão da Segurança Pública, já que esta deve vir acompanhada de políticas sociais que beneficiem com especial atenção as áreas carentes de nossos municípios.
 As diversas manifestações de violência que atropelam a dignidade da nossa população demandam políticas públicas eficazes que contemplem o desenvolvimento integral da população e ofereçam oportunidades de superação sociocultural aos jovens das áreas populares dos municípios da Baixada. Nossa população não aguenta mais continuar sendo vítima de atos de violência com requinte de crueldade por grupos de criminosos que apostam na impunidade e que se acham donos do destino das pessoas. E se pergunta, até quando vamos nos reunir para chorar as vítimas da violência na Baixada?
Mapa da Diocese de Nova Iguaçu.
 Como Diocese, reafirmamos nosso compromisso em favor da vida e da juventude que só quer viver com dignidade. Inspirados no princípio da paz com justiça, conforme os ensinamentos de Jesus e da Igreja, assumimos o desafio de colaborar com todos os esforços e iniciativas a favor da construção de uma cultura de paz e de respeito à vida.  Renovamos o compromisso com a dignidade humana e fortalecemos a esperança em uma sociedade mais fraterna e sem ódio onde todos tenham garantido o direito às mesmas oportunidades e a uma vida com dignidade. 
Demandamos das autoridades competentes políticas de Estado que contemplem igualmente todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, e a aplicação da justiça e a punição dos responsáveis desses crimes hediondos que atentam contra a vida de toda a população.
 Nesse momento de revolta e dor, a Diocese de Nova Iguaçu convida as igrejas e todas as forças vivas da sociedade civil com suas autoridades a manifestarem nossa solidariedade às famílias dos jovens assassinados, e a repudiarem fortemente mais este ato de covardia, participando da CAMINHADA PELA PAZ com o lema: “Os Jovens querem viver”!
Domingo 16 de setembro de 2012.
Horário: 15 horas
Concentração na Praça Senhor Canário, rua Salgado Filho, Olinda, de onde partirá a caminhada pela rua Salgado Filho até Gericinó, onde haverá uma celebração ecumênica.

Separados somos fracos, mas unidos nos tornamos fortes. É por meio da fé no Deus da Vida e da nossa união que poderemos alcançar dias melhores de justiça, paz e fraternidade em nossa Baixada.

Dom Luciano Bergamin
Bispo de Nova Iguaçu

A morte dos jovens é culpa de quem?


Quando   estava na idade destes Jovens assassinados   meus Pais,  sempre estavam ali a me regular e a dizer por onde  deveria ir.
 Tenho no coração,  essa certeza que os pais destes Jovens também deram essa orientação.  Percebemos na mídia neste tempo de eleição todo um estardalhaço  de solidariedade com a juventude vitima de tal violência.  Me perdoe os aproveitadores (Politiqueiros), que usam  tais momentos para a promoção  de suas campanhas.  
·        Onde os senhores estavam quando foi  implantado o sistema do medo  naquela comunidade?  
·        Por que só  agora,  apresentam soluções mágicas para uma situação que esta ai na realidade do povão? 
Ficar indignados, não basta é preciso uma ação na realidade e na  vida do povo.  Em décadas passadas,   cantamos “ A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA” . A frase deve ser repetida de forma mais firme, pela nossa juventude nos dias de hoje.  Os jovens precisam,  de uma atenção  do poder público  com politicas especificas.
 Os jovens  de Nilópolis,  só desejavam se divertir na cachoeira quando foram  capturados  por pessoas de má indole.   Agora,   o PODER PÚBLICO reconhece que os traficantes e bandidos,  que sairam do Rio  com a estalação das famosas UPPs estão na Baixada Fluminense que foi denunciado por vários organismos sociais que atuam na Baixada Fluminense* e  não é de hoje  que os pobres moradores da  região da Chatuba sofre a  imposição do medo e do terror mesmo antes das UPPs.
A famosa Paz,   no Riode Janeiro  construida as vésperas dosgrandes eventos mundiais que a capital irá receber é algo simbólico, porque os municipios  no entorno  estão  refém  do medo e de todo tipo de violência.    
Senhores politicos gostariamos   que se limitasse ao silêncio e a uma atitude concreta em todos os momentos e não fizesse  da dor de nossos Pais  um palanque politico.      
Não é de hoje que denunciamos a violência na Baixa da Fluminense, veja o nosso vídeo acima.  

·        Aproveitamos para convidar a todos:

Nessa SEXTA-FEIRA (14/09)  haverá ato público  em Nilópolis e Japeri, lembrando os 10 jovens que se foram de forma tão trágica. Queremos a juventude em peso, pois não agüentamos mais!!!
Em Nilópolis:  CONCENTRAÇÃO ÀS 16HS NA IGREJA N. SRA. APARECIDA (perto da prefeitura)
Em Japeri: Missa  de 7º dia às 20 horas na   Rua Braulir Dias Guimarães, 274, no bairro da Chacrinha
presidida por Dom Luciano  Bergamin   Bispo Diocesano de Nova Iguaçu.

Compartilhe esta notícia. Convide todos que puderem. Queremos Paz! Basta de Violência!
Vamos nessa Juventude!!! Toda a igreja reunida como um ato simbólico e de sensibilização.

Neste domingo não podemos faltar a   caminhada e  a  celebração Ecumênica  
Precisamos estar presentes! 
Vamos mostrar que somos jovens e que não queremos mais violência!!!

"VAMOS JUNTOS GRITAR, GIRAR O MUNDO! CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS
"



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Programa Questões de Fé da 106,7 Radio Catedral FM, recebe a Pastoral d...

O Programa Questões de Fé na Radio Catedral FM 106,7 da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, vai ao ar todos os Sabados ás 16 hora e 10 min esta sob responsabilidade da Coordenação de Pastoral da Diocese de Nova Iguaçu. E todos os segundo e quinto sábado é animado pelo MCC / D. NI: representada por: Almir Tavares, Ronildo Burity, Daniel Nonato, Waldemir, Carlos Otavio, Edson Oliveira e Moisés Arantes e em 08/09/2012 contou com presença da Coordenação da Pastoral da Família da Diocese de Nova Iguaçu.
Operação de áudio: Ricardo Franco
Contatos:  Catedral FM: Tel: (OXX21)32313560 e site http://www.radiocatedral.com.br
Programa Questões de Fé: questoesdefe@mitrani.org.br

Romaria 2012 da Diocese de Nova Iguaçu



Todos os anos a Diocese de Nova Iguaçu faz sua Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida. Marcado sempre com um belíssimo momento de oração, neste ano de 2012 tivemos esse momento marcado por muita emoção com nossa oração da manhã.

Grito dos EXCLUÍDOS 2012


“Queremos um Estado a Serviço da Nação, que garanta o Direito de todos”, com essa motivação o 18º grito do Excluídos se fez ecoar em todo Brasil no dia 07 de setembro.  Aqui estamos retratando o momento da fala de Dom Francisco Biasi (Bispo de Volta redonda - RJ) na Basílica Nacional de Aparecida, onde nos alerta sobre o tipo de Brasil que estamos construindo. Ressalta que a opção preferencial pelos pobres deve ser opção dos agentes de evangelização de toda a Igreja.