quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Igreja Anglicana no Brasil.


No Brasil, estão presentes desde meados do século XIX, vieram fazendo a proteção da corte Imperial portuguesa ( Dom João VI permite que façam seus culto  em prédios sem característica de Igreja, já que todo império era Católico) se fala do ano de 1810 como  o primeiro culto  realizado no Rio de Janeiro, sendo a primeira Igreja reformada  a chegar de forma oficial no Brasil. Em 1890 com advento da República e Estado se declarando laico, vieram os primeiros missionários episcopais, vindos dos Estados Unidos com o objetivo de colaborar na evangelização do povo, estabelecendo as bases da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil como  a 19ª Província Eclesiástica da Comunhão Anglicana
Até meados do século XX a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil era vista como um Distrito Missionário. E neste período se formou três Dioceses: Meridional formada pela região leste do estado do Rio Grande do Sul e a parte leste do estado de Santa Catarina; Sul Ocidental, formada pela região oeste do estado do Rio Grande do Sul e a parte oeste do estado de Santa Catarina e a  do  Rio de Janeiro, compreendendo os demais estados brasileiros, com sede na cidade do Rio de Janeiro. E hoje a Igreja Episcopal Anglicana conta com Nove Dioceses Lideradas pelo Primaz Dom  Maurício José Araújo de Andrade, que são elas: Pelotas,    Meridional, Sul-Ocidental, CuritibaSão PauloRio de Janeiro,  Recife, Brasília,  Amazônia  e  conta com um Distrito   Missionário do Oeste
A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é uma igreja hierárquica, organizada estruturalmente segundo a mais antiga e tradicional divisão em dioceses, encabeçadas  por um Bispo.  Entretanto, a Igreja também prima por ser um espaço democrático, onde o laicato toma papel ativo no processo de administração eclesial.
 Diocese Anglicana do Rio de Janeiro.


             A Diocese Anglicana do Rio de Janeiro  nasceu em 1950 e já originou as seguintes Dioceses: em 1969, a  Diocese Anglicana de São Paulo; 1976 a Diocese Anglicana do Recife e em 1985, a Diocese Anglicana de Brasília.  A Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ)  é constituída  pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.    
    Atualmente esta sendo presidida  pelo  Bispo Dom Filadelfo Oliveira Neto. A Sé Anglicana do Rio de Janeiro funcionava na Paróquia São Paulo Apóstolo na Lapa e foi transferida para a Paróquia mais antiga da Diocese,  há pouco tempo.
 É uma Diocese com 13 Paróquias, 16 pontos missionários (um deles em Magé na Baixada Fluminense), com 19 Presbíteros (Homens e Mulheres),  2 Diáconos e o  Centro de Estudo para formação do seu clero. Admite a ordenação Diaconal  e presbiteral a casados e solteiros de ambos os sexos e desenvolve uma série de trabalhos Diocesanos que são eles:
·   Igreja com a sua cara;
·   Igreja de Portas Abertas;
  • Pastoral de Direitos Humanos;
  • Classe de artes;
  • Lar Cristão Matilde de Oliveira;
  • Colégio Anglicano de Araras;
  • Projeto Manjedoura;
  • Rede Anglicana do Bem Estar Animal;
  • Igreja na Rua;
  • Ordem das Filhas do Rei;
  • Irmandade de Santa Cruz;
  • Horta comunitária, em parceria com comunidade local;
  • Projeto de saúde comunitária, em parceria com Episcopal Relief Development, (tratamento psicológico,  individual e em grupo);
  • (Qualificação profissional, (1º emprego) para adolescentes em parceria com Fundação São Martinho);
  • Alcoólicos Anônimos;
  • Assistência Jurídica;
       Uma das marcas da Igreja Anglicana é o Ecumenismos podemos Dizer que ela é a  mais Católicas das protestantes.  A Diocese Anglicana do Rio de Janeiro busca ser uma Igreja autônoma, com senso provincial,  inclusiva, que comunica o Evangelho de forma contextualizada e comprometida com a transformação da sociedade.
Ø   Desafios da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro:
·        Missão e Evangelização;

·        Desenvolvimento da Educação Cristã e Teológica;

·        Sustentabilidade e Autonomia Financeira;

·        Desenvolvimento da Diaconia e Ação Social;


Leia também: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.