terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloween ou All Hallow’s Eve, "dia das Bruxas?"


No dia:  31 de outubro para os alguns se celebra  o dia das Bruxas, ou melhor,  para os cristão é a  vigília da Festa  dedicada a todos os Santos   ou  em Inglês All Hallow’s Eve .  A  origem que se conta, te haver com  celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. Com os Romanos  invadindo as Ilhas Britânicas por volta de 46 d.C  as culturas celta e romana  se misturam e como  é de se espera o dominador prevalece e  o culto Druida quase que se extingue,   no século II   o cristianismo  já tem grande avanço na região e   tal prática religiosa quase não existe mais.  Sendo assim, os Celtas não deixaram muitas informações sobre a sua prática religiosa  de forma detalhada, mas se sabe que eles tinham em seu calendário religioso,   uma data  dedicada aos mortos, que era preparada com uma séria de festejo e o dia geralmente era entre o dia 5 e 7  novembro e neste período se iniciava o ano novo Celta,  para eles o mundo dos mortos  era o mundo ideal,  onde não havia dor ou fome  e  nesta data o céu a terra se tocavam  e a fronteira entre esses dois mundos se abria com a possibilidade da comunicação com os mortos através de médiuns ou visões.   E existe outras versões que conta  que nesta data os mortos deixavam o cemitério para fazer traquinagem na cidade assumindo o lugar dos vivos, para evitar tal invasão se enfeitavam as casa com objetos que assustassem os mortos vivos como a famosa abóbora com a lanterna e outras coisas que tem haver com mundo dos mortos.
Quando a Europa se tornou cristã, a festa foi condenada e quem celebrasse tal data desta maneira ia parar no tribunal da Santa Inquisição. A Igreja,   para apontar uma opção  para fazer memória  dos fiéis defuntos criou uma celebração especifica para todos os fiéis defuntos no dia 2 de novembro. Não antes do ano de 615 d.C com o Papa Bonifácio IV   quando tomou posse do templo romano  dedicado a todos os deuses  e dedicando a todos os Santos , cerca de um  séculos depois o Papa Gregório III transferiu a data de 13 de maio  para  1º de novembro,  próximo do dia dos fiéis defunto  e data da dedicação da Capela de todos os Santos na Basílica de São Pedro e mais tarde no ano de 840 d.C o sucessor de Gregório III determina que seja uma celebração para toda Igreja    e se inicie na sua véspera  com a All Hallow’s Eve  que  mais tarde se tornou  Halloween. 

A festa chegou primeiro no EUA com os imigrantes Irlandeses que celebravam tal data distribuindo doces paras as crianças fantasiadas de monstros.  Pois para  se livrar dos espíritos  que vinham fazer traquinagem era preciso dar-lhe um presente, a exemplo da Páscoa que recebe a roupagem do chocolate se esquecendo do Autor da festa religiosa.  E tradição chegou ao Brasil através do cinema estadunidense com Dráculas  múmias, etc. Podemos concluir que  tal data não tem nada haver com Bruxas ou com os Mortos mas com os vivos de apocalipse: 7,9-16
·               Depois disso, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; vestiam túnicas brancas e traziam palmas na mão. Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. E todos os anjos que estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos, prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: “Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. Então, um dos Anciãos falou comigo, perguntando: “Estes, que estão vestidos com túnicas brancas, quem são e de onde vieram?” Eu respondi: “Tu é que sabes meu senhor”. Ele então me disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação”. Lavaram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu santuário. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. Nunca mais terão fome, nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.