quarta-feira, 18 de abril de 2012

O sentido atribuído a Cruz.


·        Ele carregou nossos pecados em seu próprio corpo, sobre a cruz, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por  suas feridas fostes curados”[1]
A cruz  antes da conotação  de Cristã  foi usada  como símbolo do deus  Tengri da Ásia Central,  e os  povos nômades  na caldeia a usava como o símbolo do deus talmuz, era  a primeira letra do nome da divindade. Enfim o cristianismo não é o primeiro grupo a utilizar a cruz como símbolo religioso.  Porém se seguirmos a lógica do simbolismo de outras religiões deveríamos usar a letra “I” ou a “J”,  
No império Romano era ganha o destaque como objeto de tortura e execução de criminosos e sabemos  que   cruz  do latim cruce  que é  uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em um ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical. que tem vários sentidos de acordo com a cultura: E pode ser interpretada como   a conjunção dos opostos: o eixo vertical (masculino) e o eixo horizontal (feminino); o positivo e o negativo; o homem e a mulher; o superior com o inferior; o tempo com o espaço; o ativo com o passivo; o Sol com a Lua; a vida com a morte, o pecado com a santidade, derrota e vitória .etc.. em suma cruz nos comunica realidade s oposta que não  podem ser compreendida de forma isoladas ou dualista mas, elas juntas formam um todo que é a Cruz.      
O sinal  que outrora era usado com a finalidade  de humilhar  para o Cristão torna-se um símbolo de Vitória e tem varias versões que   outros grupos religiosos também usavam  como  símbolo como, por exemplo, no Egito antigo a Cruz com o laço símbolo da Eternidade, a cruz em T que   gauleses    usavam    para representar o martelo (mjolnir) do deus  do Trovão THOR,   os antigos egípcios, como a representação de um martelo de duas cabeças, o sinal da justiça divina e no livro  de Ezequiel ela aparece como o  "Tau" e recebe   esse nome por reproduzir o desenho da 19a letra grega e mais tarde foi adotada como simbolo da Ordem Franciscana.

·        O  SENHOR lhe disse: “Passa no meio da cidade, no meio de Jerusalém, e marca com um Tau na testa os homens que gemem e suspiram por tantas abominações que nela se praticam”.[2]

Quando fui chamado a Fé da Igreja, a Fé no Cristo Vitorioso me apresentaram um Cristo crucifixado por meus pecados por minha culpa,  e a catequista me orientou  que sempre usasse uma cruz no peito  e que nunca me envergonhasse da Cruz. E já se  foram   20 anos que  iniciei   caminhada,   mesmo  quando  me foi proibido o uso do símbolo máximo da minha Fé, eu o usei por baixo de minha farda e em  momento  que achei  que  estava  longe de Deus, usei o símbolo da Cruz  para animar minha oração.
São Paulo Apóstolo cita 11 vezes a Cruz como  símbolo de vitória e sempre acompanhado do nome Jesus Cristo e de salvação.
  
·    A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força Divina[3]
·    Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.[4]
·        Por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus. [5]

Na carta aos Hebreus temos um a citação que demonstra de forma clara a  Vitória na Cruz:   
·         Com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa Fé e a leva à perfeição. Em vista da alegria que o esperava, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.[6]
São Paulo   fala da importância da Cruz para a Salvação humana e a  morte de Jesus Cristo  nos revigora e nos concede adentra a vida eterna. Padre Zezinho em um texto  da década de 80  do século XX   fala da morte de Jesus na Cruz,   não como   algo poético  com se vê nas Igrejas um homem seminu em uma Cruz.  Aquele momento não foi um show  para o Taumartugo da Fé Cristã,  na  verdade a morte  por crucificação   era a mais dolorida,   a mais demorada e qualquer um que morresse na cruz era visto como alguém que cometeu  o crime  contra o império, um terrorista ou coisa pior.  Ainda temos um detalhe,  que aquele pano colocado sobre as parte genitais do Mestre é  algo retratado  pelos artistas,  devido  simples pudor de não apresentar um Homem  nu em nossas Igrejas.  Ele Jesus de Nazaré morreu nu e  todo ferido pelas  chicotadas  dos  soldados romanos e da maneira como apresentamos o Crucificado e algo distante da verdadeira realidade da Cruz do Senhor vejamos o texto do servo sofredor de Isaias.   
·         Apresentei as costas aos que me queriam bater, ofereci o queixo aos que me queriam arrancar a barba e nem desviei o rosto dos insultos e dos escarros.[7]

Reconhecemos a nudez nas cartas Paulinas onde  temos o grande hino  cristológico:
·                 Ele, existindo em forma divina, não considerou      como presa a agarrar o ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e     tornando-se    semelhante ao ser humano.   E encontrado em aspecto humano, humilhou-se,     fazendo-se obediente até à morte. E morte de cruz[8]

O Cristianismo  dá um novo sentido a morte[9]
·               E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto
·               “Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com Ele”
·               “Eis que vos revelo um mistério: nem todos morrerão, mas todos serão transformados”
·               Porque “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” 
Ela não é mais o fim de tudo, mas o começo de uma vida plena,  como diz  São Paulo  palavraseando os profetas Isaías e Oséias:
·                        “A morte foi tragada pela vitória[10], Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão[11][12] 


Leia também: O sentido  atribuído a cruz II
 Ainda podemos citar as cruzes:
Veja mais sobre a a cruz em  a Cruz e seus significados

[1]  I Pedro; 2,24
[2] Ezequiel, 9,4
[3]  I Coríntios 1,18
[4] Gálatas 6,14
[5] Colossenses 1,20
[6] Hebreus 12,2
[7] Isaías 50,6
[8] Filipenses, 2, 6-8
[9] João:11,26;  Romanos 6,8; I Coríntios 15,51 e Filipenses 1,21
[10] Isaias: 25,8
[11] Oseias:  13,14
[12] I Coríntios 15,55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.