sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A História de um Reencontro


Como foi prometido no mês de janeiro vou  contar  a História de um Pai que não via a única filha há 8 anos e a 07 anos  não tinham noticia alguma.[1] 
Naquela manhã de  04 de janeiro de 2012,  o pai  se levantou da cama sabendo que naquele dia, iniciaria uma viaje de encontro ao desconhecido na  cidade de Alto Taquari no estado do Mato Grosso. Ele  não conhecia o local  e só passou olhar para aquela região há dois anos e sabia que naquele pedaço de chão estava a sua filha,  que fora tirado do convívio por motivos que não vale a pena citar[2].
Ela saiu de Japeri com dois anos de idade e agora no alto dos dez anos, talvez não saiba ou não queira conhecê-lo, foi  à primeira idéia que veio a mente daquele homem ao levantar. Pois, naquela noite ele não dormira só imaginando mil e uma coisas que poderia acontecer. Mas,  como  sempre,  o combate só se vence combatendo  e lá se foi o homem.  Com uma  esperança de abraçar pela primeira vez em oito anos aquela que  era o fruto  de um amor que não teve tempo para amadurecer ou não foi tratado com o devido respeito, amada por ele e aquela que fez aquele cidadão mudar suas atitudes de vida.

1. -    O embarque no ônibus. 

Eram 9 horas e 45 minutos quando ele chegou a  Rodoviária  Novo Rio  e quando viu que a passagem para o embarque não estava com ele, partiu direto para o guichê da  empresa  para  resolver da melhor forma, sabia que só embarcaria com a passagem na mão. Resultado foi orientado a numa  delegacia e  dizer que  fora roubado e assim fazer B.O (Boletim de ocorrência). Como ele poderia  fazer uma comunicação de falso crime, e tinha o conhecimento que estaria cometendo um crime, mas valeria à pena, eram oito anos que não via a sua única filha. 
Chegou a D.P, conversou com inspetor, explicou tudo  falou que precisaria fazer um B.O. O policial lhe pediu o nome do atendente que fizera tal proposta e que não poderia fazer qualquer tipo de   registro referente a tal situação e que a única opção era tentar se entender com a empresa de ônibus.
 Retornou a Rodoviária, disposto a comprar outra passagem, mas, para aquele dia  não havia vaga naquele ônibus, e  só teria vaga três dias depois. Ele deveria embarca naquele dia naquele horário e nem  um minuto a  menos. Ele me falou compraria a própria passagem e foi vetado pelo atendente, mesmo comprovando que o nome estava na relação de passageiros. Só restava uma medida: Apelar  para os Céus, ligou para alguns amigos eles perguntavam a onde ele estava com a cabeça para perde a aquela passagem. Ele respondeu:

-São provações como essa que Deus se revela e nos  fortalece e sei que Ele não irá deixar  que o meu clamor de 8 anos  seja em vão. 

Rezando igual aquele homem do filme “Joana D”Arca, quando ela foi ferida pelos ingleses,  irado e  com revolta ele dizia para Deus, que naquele momento ele precisava de sua Graça e Misericórdia,  falando  que  Deus não poderia falha naquele momento. Uma dor,  uma tristeza e o desespero invadiram seu ser, ele chorava por detrás daquele óculo escuro, tomou uma decisão de ir até o motorista e tentar o embarque na marra e que nada poderia conter.
plantação de soja  no estado de Goiás.  
 Deus é   Aquele  que nos fortalece quando estamos fracos e nos acalma quando estamos desesperados. O homem se aproxima do motorista  conta  a sua História e aquilo o tocou e ele permitiu o embarque com uma condição que no estado de São Paulo, ele estaria pela sua própria conta.      

2.      A viaje.  

Entrou naquele  ônibus e celebrou com alegria tudo que aconteceu e que mais uma vez Deus lhe tinha sido Fiel e não o abandonara a própria vontade. Fora rezando um terço do alivio. Na cidade de Taubaté/SP o motorista pergunta quem não tinha entregado a  passagem. Ele levantou a mão e novamente o motorista afirma que em São Paulo o caso seria resolvido. Muito bem,  por volta das 17 horas chegam à  cidade de São Paulo. Deus age no silêncio e no barulho,  o ônibus começou a fazer  um barulho estranho e não aceitava engatar a marcha ré  e não teve outra opção que trocar de veículo e com isso o motorista chega para o homem e fala:

- Se alguém  lhe pedir a passagem daqui em diante diz que ficou no  outro  ônibus que quebrou em São Paulo.

 Homem, com os olhos cheios de lágrimas se respondeu:

- Muito obrigado irmão, muito obrigado!!!

As orações que já eram ação de graça tomou um rumo de jubilo e louvor.  E durante toda viaje  não houve o confere da passagem em nenhuma parada.[3]
Cidade de Sta. Rita do Araguaia  
Mas, quando estava no estado de Goiás, o homem entrou no estado de desolação e de  extremo medo de ser rejeitado e que a viaje eram em vão,   como sabemos o inimigo de Deus começou a colocar no coração do homem  palavra de   desânimo    medo e toda insegurança possível. Era a cidade de  Bom Jesus de Dentro,   tinha um senhor que viajava lá atrás desde Uberlândia  no estado de Minas Gerais. Disse para o homem que aquele propósito era nobre o  Deus da Vida estava com ele e  tudo iria termina bem. Em  um esforço de não chorar  somente   ouvia aquele Senhor  lhe agradecia pelas palavras. Chegando ao fim  da primeira parte da viaje na cidade de Alto Araguaia no estado do Mato Grosso, comprou as passagens de volta, reservou o hotel para o outro dia e acreditando que Deus lhe trouxera até ali e lhe concederia a Vitória.  Estava chegando à hora de ver a filha que lhe fora tirada há 8 anos,  pegou outro ônibus  ainda faltavam 65 km para o destino final que era a cidade de Alto Taquari. No ônibus, uma senhora sentou-se do lado dele perguntou   o motivo dele esta naquele fim de mundo ele disse:

- Tenho algo muito importante para resolver,  preencherei  uma brecha enorme da minha História de Vida.

A  dona continuou puxando assunto,  ele puxou o celular e mostrou a foto da criança e a dona  falou que conhecia e deu toda a informação que ele precisava da menina. Ela não sabia, mas naquele momento atrás dos óculos escuros novamente o homem chorou e achou que a viaje, não fora a toa. Chegaram na cidade ele compra a passagem  de volta e  segue para uma Igreja para rezar um pouco. Infelizmente a Igreja estava fechada, mas quem reza, reza em qualquer lugar. Uma Senhora que estava na praça com um neto puxou e assunto e aproveitou para desabafar e chorar a magoa da vida, pacientemente ele escutou e deu uma palavra:  


Temos que  passar pela sexta-feira da Paixão e o sábado do silencio, para celebramos o Domingo da Ressurreição”.  

   
Matriz de Alto Taquari.

3.      Na cidade de Alto Taquari. 

Saindo da Praça  da Matriz de Alto Taquari foi até a uma farmácia comprar algumas coisas que necessitava,    aproveitou para perguntar sobre uma pousada para um pernoite.  O atendente perguntou se queria um local com diversão ou sem diversão. Ele não entendeu nada, apenas respondeu que precisava dormi lhe  foi  indicado  o Hotel Valentin, a duas quadras que  se tornaram quatro e depois oito. Chegando ao hotel ligou para a filha informando que estava na cidade,  foi uma alegria e combinaram como se encontrar às 6 horas   e 30 minutos da manhã  do dia  06/01/2012. Após se alojar  no hotel saiu para conhecer a região.  Em   cidade pequena você sabe tudo, desde  que faça a pergunta certa. E  foi informado de tudo,    onde a filha morava e até coisas que ele não precisava saber. Voltou para o hotel,  tentou dormi  e foi àquela luta  para dormi, ele puxou um terço em honra de  Nossa Senhora de Guadalupe agradecendo a Deus.[4]  Nossa Senhora como uma  boa Mãe   veio acalentar aquele coração e fazê-lo dormi.    

4.       Sexta - feira; 06/01/2012.

Como sempre, acordou com o coração acelerado  pensado, mil e uma coisa  novamente rezou  pedindo a Deus que tomasse a sua frente, os Anjos do Céu estivessem  na sua  guarnição  e que Nossa Senhora de Guadalupe não o deixasse desamparado se a noticia não fosse à melhor.  
Chegou à rodoviária  para o grande encontro às 06h15min e logo passou um gol para lá e  depois para cá. Ele vira uma menina olhando pela janela, mas não se levantou do lugar. Eis que vem aquela menina, que tanto ele buscou pela internet,  aquela menina que o chamara de Pai  poucas vezes e não teve tempo de se sentir amada por aquele Pai,  nestes 08 anos vivia os seus  dias na busca de vê-la  pelo menos por um minuto.  Ela o abraça e  a seguir relatamos a conversa dos dois, após a mãe se afastar:
Ele fala para filha:

- Minha filha como você cresceu!
-Quanta saudade que tenho de você.

Ela abaixa  o olhar e solta à frase que ele esta tentando responder até hoje.

-Pensei que você não me amava?

Matriz de Alto Araguaia.
Ele responde que sempre a amou, a ama e não teve dia ou noite que não pedisse a Deus que lhe concedesse  a alegria daquele momento.   Ambos choram como estamos chorando agora. Depois, embarcaram para cidade de Alto Araguaia e no outro dia para o  Rio de Janeiro, chegaram no Domingo da Epifania de Jesus, foi feito uma carreata e  os  21 dias de festa, com os amigos e familiares daquele homem que ainda tenta responder a primeira pergunta daquela filha que lhe fora tirada com 2 anos  e meio e agora   depois  de 8 anos se encontraram  pela graça de Deus.
No ultimo domingo  de janeiro embarcaram de volta  a cidade de Alto Taquari,  com a finalidade  retorna para a sua mãe que a ama tanto quanto esse Pai. A separação que aconteceu  agora deixou no coração deste pai uma saudade muito forte, mas com um rosto uma história ao contrário da primeira vez e  o pai deixa uma mensagem para a filha:

"-Filha nada no mundo ou   qualquer pessoa poderá te substituir na minha vida e vice e versa. Você sabe que toda a saudade que você sentiu antes de me conhecer é um sinal de um amor eterno e verdadeiro que ninguém no mundo poderá te oferecer. Como já dizia santo Agostinho: A medida do Amor e amar sem medida"    


Só resta pedir aos Senhor que permita que ela volte em  janeiro de 2013.



[1] -  EM FERIAS CURTIDO A GRAÇA CONCEDIDA de 09 de janeiro de 2012
[2]  - Em  busca de minha Filha de 28  de janeiro de 2011
[3] - Na volta  de Alto taquari houve pelo menos 4 conferência de passagens
[4] - Deixamos o agradecimento ao amigos da Diocese de Nova Iguaçu ( Irmãs da Congregação de Nossa Senhora de Fátima / Comunidade Sant'Ana em Conrado ,Irmãs Clarissas, Dom Luciano Bergamin, Padre Antonio Pedro, todos funcionários da Cúria Diocesana, o MCC em especial Moisés Arantes e Edson Oliveira nossos Irmãos no coração), minha família em especial minha Mãe dona Iracilda e todos que rezaram conosco nesta viaje através do SMS, do Facebook, Orkut e estiveram em comunhão na oração nos fortalecendo e a todos que colaboram de forma direta e indireta nesta missão.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário.