quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Religião deve promover o Diálogo e o Respeito ao Próximo


O vídeo acima demostra o nível  que estamos chegando na religião.  A religião que tem a missão de religar o ser Humano ao Divino,  ao  sagrado ou l conceder a religação com a vida plena. Não precismos viver amarrado a lei, que nos protege ou nos condena por tal atitude  ou pela ausência de uma atitude concreta.  O que dizer, dessa senhora que entra em uma Igreja,  motivada pela sua crença, fundamentada em um versículo bíblico. Ela não errou, cumpriu aquilo que a bíblia determina,  é isso que ela acredita,  não percebendo que cometeu um crime  e tem mas,  correu um sério risco,  de sofrer represália com gesto de violência  da parte da comunidade presente, queremos agradecer e da os parabéns a comunidade,  que não  reagiu com violência. Parabéns ao Padre, que percebendo o estado mental que dona estava, não fez nenhum tipo de queixa  e ainda abençoou a pobre senhora.
Não vamos defende-la, mas não posso condena-la, percebemos nesta senhora um falta de paz interior,  uma ausência do Deus que se revela na pessoa de Jesus Cristo. Se olharmos a nossa História, veremos que em nome do Cristo milhões foram a guerra,  lá mataram e lá também morreram (cruzadas, inquisição) e nome da Fé,    mataram Jesus Cristo, em nome da Fé tivemos os atentados de  11 de setembro de 2001,    jovens sequestraram três aviões e cometeram suicídio em nome da Fé e da religião.
O problema de algumas Igrejas evangélicas é o  fundamentalismo no Primeiro Testamento,  que orientou e orienta o povo Judeu, onde a lei é a base para a graça ou a salvação e numca conseguem ler o versículos que fala da: misericórdia e do amor e outras religiões usando seus livros sagrado e conhecimento mesclado do ideal teocrático.  E aqui ainda recordo o Pastor chutando a imagem de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro de 1995. Chegamos ao ponto de cogitar colocar tal vídeo neste nosso texto, porém,   achamos que tal situação só irá  afrontar e ofender mais ainda a Fé Católica e não podemos permitir tal gesto, como também não podemos  ofender as Igrejas e outras religiões,  que se esforçam para fazer deste mundo um pouco mais Humano.  
Não vamos fundamentar que esse ou aquele texto nos justifica, pois o texto que posso citar é o mais simples  que nós esquecemos e não valorizamos:

·        Não oprimirás o teu próximo, e não o despojarás. O salário do teu operário não ficará contigo até o dia seguinte. (Levítico 19,13)
·        Não odiarás o teu irmão no teu coração. Repreenderás o teu próximo para que não incorras em pecado por sua causa. Levítico 19,17
·        Ninguém prejudique o seu próximo. Teme o teu Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Levítico, 25, 17
Todos esse textos no primeiro testamento, nos recorda do respeito que devemos ter para com o outro, não podemos aceitar uma religião que olha para o outro como oposição.
·        Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim. Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles. 
                   São João, 17,17-26

Sabemos que alguns, irão  nos cobrar textos fundamentando o uso das imagens ou demostrando que o povo da Biblia usava representações para  falar com o Senhor, embora vejamos todos os textos tanto os que proíbem, como os que permitem com olhar fundamentalista na atualidade. Quando, na verdade deveríamos ter noção do momento que foi escrito.  Nos permitam os evangélicos um trocadilho, não vejo muitos politicos do meio evangélicos manetas  ou pernetas: São Mateus 5,30; 18,8; e São Marcos 9,43.45  determina que devemos corta as nossas mãos ou pernas, também não encontramos muitos caolhos ou cegos, pois a biblia quer proibiu o uso da imagem também determina  que é melhor entra no céu faltando um olho que ir para o inferno com o corpo inteiro São Mateus 5,2918,9 e São Marcos 9,47)
Por esse motivo, que não podemos fundamentar o nosso  texto pelo simples fato de fundamentar os nossos motivos da Fé.  Mas vejamos, os textos que proíbem  e os que permitem o uso das imagens. 

   Deus Proibindo
Deus permitindo
·        Êxodo 20,4: Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
·        Êxodo, 25,18: Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro,

·         
·        Deuteronômio 5,8: Não farás para ti imagem de escultura representando o que quer que seja do que está em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra
·        Êxodo 35,35:  “Dotou-os de talento para executar toda sorte de obras de escultura e de arte, de bordados em estofo de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e de linho fino, e para a execução assim como o projeto de toda espécie de trabalhos.”
·        Deuteronômio 7,5: Mas eis como procedereis a seu respeito: destruireis seus altares, quebrareis suas estelas, cortareis suas asserás de madeira e queimareis suas imagens de escultura,
·        Números 21,8: Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
·        Levítico 19,4: Não vos volteis para os ídolos, e não façais para vós deuses de metal fundido. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
·        I Reis 6,35: Mandou esculpir nelas querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu tudo de ouro, ajustado às esculturas.
·        Levítico 26,1: “Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas nem estelas, e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus.
·        I Reis 7,31: A abertura para a bacia era no interior dos suportes, e os ultrapassava de um côvado de altura; era cilíndrica e seu diâmetro era de um côvado e meio; e era também ornada de esculturas. Os painéis eram quadrados e não redondos.

Salomão ainda solicita os melhores para  esculpir  no templo de Israel algumas estatuas. E agora que tem a razão? Volto a repetir devemos ler na época que foi escrito pois ambos estão certos 

·        II Crônicas 2,7: Digna-te, portanto, enviar-me um homem experiente no trabalho do ouro, da prata, do bronze, do ferro, da púrpura azul e violeta, um homem que entenda suficientemente de escultura para dirigir os artífices de Judá e de Jerusalém, que meu pai Davi reuniu junto de mim.
·        II Crônicas 2,13: filho de uma mulher da tribo de Dã, e de um pai tírio. Ele sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em madeira, em púrpura azul e violeta, em linho fino e em carmezim; ele sabe fazer todas as espécies de esculturas e elaborar todo plano que se lhe confie. Trabalhará ele com teus artífices e com os de meu senhor Davi, teu pai.

Com toda desculpa, pedindo perdão aos cristão que  seguem vários ensinamentos que fogem da verdadeira vontade de Deus.  Lanço aqui um desabafo particular: Que bom seria,  que os nossos pecados fosse somente amar a mãe de Jesus, como nossa Mãe do Céu e ainda seguindo a Biblia  Faço uma citação do proprio Cristo Senhor:

·        Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Evangelho Segundo São João: 12,25-26

Será que Maria não honrou o Cristo? Ainda  temos uma outra pergunta simples,  esse versículo não serve para os seguidores da bíblia?
Pois, até o Islã respeita  a maternidade de Maria. Não estamos aqui justificando mas estamos  nos questionando para promover o dialogo, vamos  lembrar de Deus com uma pergunta de   um profeta:
 Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia?
Miquéias 7,18

Amigos que nossa Fé, possa  nos religar ao Senhor o Deus da Vida, não importa se somos judeus, mulçumanos, ateus, hindus, Cristãos ou de outros credos tenhamos em nós a certeza que somos a imagem do Criador e a mensagem do evagelista São João na sua primeira carta afirma:  Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.
 I São João 4,20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.