quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os movimentos no tempo de Jesus.

Quando se fala dos  movimentos do tempo de Jesus  temos sempre uma visão de homens perversos e de comportamento duvidoso, existe até ditados que compara uma pessoa de comportamentos que despreza a ética ou a moral cristã  de fariseu ou até mesmo de  doutor da lei, sempre no tom pejorativo.  Aqui neste trabalho vem tratar da  questão dos movimentos do tempo de Jesus, queremos deixa uma pergunta logo no inicio;  Qual destes grupos mais se aproxima da nossa prática de fé?  Da Pastoral que participamos, comunidade ou Paróquia que fazemos parte? 
Será que se estivéssemos naquele momento da História não gritaríamos “Crucifique-o!”, Não pretendemos julgar mas acreditamos que sim  que certamente estaríamos nesta multidão, Sem mencionar a ação dos doze que ora se esconde  ou nega que conviveram com o Mestre.   A morte de Jesus esta além da realidade visível daquele tempo, mas foi  com motivação pseudo-religiosa que o condenaram e de forma direta ou indireta  os grupos dos: Fariseus. Saduceus, Escribas, essênios, Zelotes e até mesmos os povos da Samaria tem um envolvimento na morte do Senhor. 
Mas isso não nos dá o direito de condená-los,  pois, nada nos garante que teríamos um comportamento diferente  do esperado naquele momento da Historia.  Podemos afirma, partindo do principio de  que muitos dos nossos agentes teimam em defender a pena de morte como base para uma justiça verdadeira.       
       1- Fariseus
Após a vitória de Judas Macabeus por volta do século  II a.C  um  grupo de judeus sobem a Poder mesmo não sendo da linhagem de Davi ou sacerdotal, tendo duplo poder (Religioso e Civil), criando uma crise  em Israel dividindo de fato e definitivamente   a forma de crer do povo Judeu. Os fariseus eram de famílias ricas e de muita importância para a região  em que viviam e tinham uma pratica externa de sua religiosidade (Lucas; 18,9-14), e o grupo dos fariseus era  muito bem organizado e tinham as suas fraternidades, confrarias ou associações, no tempo de Jesus havia o a pratica de ser fariseu  e Doutor da Lei (Escribas). São Paulo estava nesta linhagem quando faz o encontro com Jesus (Atos; 23,6-9).


2- Os Saduceus (Sadoquista).
 Não aceitam a  tradição oral dos fariseus, não acreditam na ressurreição e  defendem de forma radical a sua origem no sacerdócio de Sadoc,  Eles se unem com os fariseus para pegar Jesus (Mateus 16,1; 16,6  22,34 e Atos dos Apóstolos 5,17) tentam de toda forma dominar de forma intelectual  povo. Não estamos afirmando que eram inimigos públicos, mas, havia uma competição política e religiosa entre os dois Grupos em Israel.

3- Escribas (Doutores da Lei).

Eram Mestres na sagrada escritura e gostavam serem chamados de Rabi, estavam em todos movimentos, mas a sua maioria era do partido dos fariseus  e São Paulo trilhava esse caminho como foi falado acima em atos; 23,6 ss. Uma das marcas dos escribas era a fundação de escolas para o ensinamento da palavra de  Deus da Tora,  trabalhavam em outros ofícios, eram radicais no cumprimento da lei e às vezes tinham tendências fundamentalistas.    Os seus encontros com Jesus geravam sempre algum confronto direto. (Mateus 7,29; 9,1-8), havia também escribas simpáticos aos cristãos: Nicodemos (jo 3,9-11) e Gamaliel.
 (atos 5,34-39)  

4- Essênios (Calados)

Os essênios têm uma forte influencia sobre os Batistas e Cristãos, também surgem de acordo com os escritos do Mar Morto na época  dos Saduceus e não aceitam a dominação Romana ou qualquer forma de dominação.
Características dos essênios;
  • Dividiam em 12 Grupos com um líder chamado de Mestre da Justiça.
  • Eram chamados de Nazarista por causa do voto de nazireus.
  • Celibatários.
  • Não possuíam bens.
  • Tomavam banhos antes das Refeições.
  •  Alguns eram vegetarianos e a comida era sujeita a  regras rígidas de purificação.
  • Acreditavam em Milagres e bênçãos com a mão.
  • Não aceitavam o Culto do Templo.
  • Eles se denominavam como o povo da Nova Aliança.


De acordo com Christian Gnsbug  São João Batista era  essênio, pois, a pratica do batismo   no Jordão próximo a Qumram a fortaleza monastérios dos mesmos.  E os valores de vida ensinados pelos Cristãos em muito se parecem com a cultura dos essênios (atos: 2.32).


5 - Os Zelotes (Extremistas)

O movimento dos Zelotes é relatado pelo Historiador Judeu de origem farisaica Flávio Josefo, é um movimento que tem sua origem com Judas “o Galileu” no         ano 06 d.C  podemos   afirmar que seriam classificados como os terroristas na versão de W. Bush para a  historia Antiga, também eram chamados de Galileus (Mc; 14,66-70),  no período das grandes festas sempre havia algum levante desta grupo e Roma tratava de desmostrar sua força com   paz romana.
Os Zelotes  defendia de forma radical a redistribuição de terras (Reforma Agrária), embora tivessem a sua origem no grupo dos fariseus e  era ultranacionalista. Acreditavam na vinda de um Messias que iria restaurar o Reino.
Existe alguma  presença de tal movimento na região onde Jesus viveu, e até se cogita a idéia de Barrabás este ligado ao movimento, juntamente com os dois Malfeitores  (O mal ladrão Gestas e o Bom ladrão Dimas - Embora ao meu ver,  não existe ladrão bom) que morreram ao lado de Jesus na Cruz. Em  Atos 1,6  é uma prova do pensamento zelote entre os discípulos de Jesus e havia de fato simpatizantes  e até  zelotes na comunidade apostólica  (Simão “o zelote”).  

6- Samaritanos
A origem deste povo remota  o século IX a.Capós a morte de Salomão e a divisão das tribos a  de Judá com duas Tribos com a capital em Jerusalém e de Israel com as dez com a capital em Samaria.
Houve as diversas invasões as terras de Israel pelos assírios, babilônios, as deportações  do povo e  com a ocupação de estrangeiros que vão da origem a uma religião que mistura elementos Judeus e pagãos formando o povo dos samaritanos. E  tudo isso por causa do pecado do povo de Israel (II REIS: 17,29-40),  Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! (mc 10,5), No primeiro momento, o grupo dos   doze tem uma missão de esta junto com os  Judeus  e não com os Samaritanos.   Mas com um samaritano que Jesus vai ter uma relação, mas cordial, caso da mulher do poço de Jacó (João: 4,1-42). O evangelista Lucas ainda vai ressalta a questão da pratica de um Samaritano em Lucas 10,25-37. Podemos afirma que no Primeiro momento a comunidade Apostólica se  fecha vivendo uma religiosidade do seu tempo, mais tarde tende a se universalizar.



Um comentário:

  1. Olá! Muito legal seu blog. Visite e ajude a divulgar o meu? www.dilvano.blogspot.com e o site: www.dilvano.webnode.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.