sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Diocese de Nova Iguaçu Celebra o seu Jubileu de Ouro!!!!!










Diocese de Nova Iguaçu foi criada em 26 de março de 1960 pela Bula Quandoquidem Verbis do papa João XXIII. Com território desmembrado      das Dioceses de Barra do Piraí, Volta Redonda e de Petrópolis. Abrangia, inicialmente, os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, São João de Meriti e o distrito de Conrado (Vassouras). Com a criação da Diocese de Itaguaí (14 de março de 1980) cedeu à nova Diocese os municípios de Itaguaí e Mangaratiba. E à nova Diocese de Duque de Caxias (11 de outubro de 1980), o município de São João de Meriti.                                                           Atualmente a Diocese de Nova Iguaçu abrange os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu (sede), Nilópolis, Paracambi, Queimados e do distrito de Conrado (Miguel Pereira).


Pertencemos à Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro, juntamente com as Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Valença e a Abadia Territorial de Nossa Senhora de Monserrate (Rio de Janeiro). Com a Província Eclesiástica de Niterói, fazemos parte do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Geograficamente está situada no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Limita-se com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e com as Dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí, Barra do Piraí-Volta Redonda e Valença. Segundo os dados do IBGE (2007) possui uma população de 1.908.216 habitantes numa área de 997 km2, apresentando assim uma densidade demográfica elevada: 1.914 habitantes por km2.






   
   O signicado do Brasão diocesano        
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.